sábado, 14 de maio de 2011

Glutamato Monosódico (MSG)

                             

O que é o MSG?

O glutamato naturalmente encontrado em alimentos e o derivado do MSG são idênticos e são absorvidos e metabolizados da mesma maneira pelo corpo humano. Por exemplo, não existe diferença entre o glutamato livre encontrado naturalmente nos cogumelos, queijos, queijos etomates e o glutamato livre proveniente do MSG, de proteínas hidrolisadas ou do molho de soja (shoyu) produzidos industrialmente. 
Além disso, glutamato é encontrado em abundância no leite materno humano, em níveis dez vezes superiores aos encontrados no leite de vaca. Como resultado, a criança em fase de amamentação consome grande quantidade de glutamato, por quilo corpóreo, do que em qualquer outra fase de toda sua vida.
Essas proteínas, quando discriminadas (por exemplo: por cozimento) a liberação de glutamato livre. São esses mesmos que são utilizados como ingredientes em vários produtos à base de carne, sopas, caldos e molhos misturas. Ainda, em certos alimentos o MSG pode ajudar a reduzir o conteúdo de sódio sem comprometer o gosto. 
O MSG contém apenas um terço da quantidade de sódio em comparação ao sal de cozinha. É produzido de maneira semelhante ao vinagre, molho se soja, e outros, ele é produzido através de processos fermentativos de matérias-primas de origem natural como são o melaço da cana de açúcar, açúcar de beterraba, e outros.

O Glutamato Monosódico é um aditivo alimentar?
O glutamato monossódico (MSG) não é regulamentada como um aditivo alimentar. É considerado um ingrediente de sabor usado para realçar o sabor natural de vários alimentos. 

                                       

Outros créditos sobre a segurança dos MSG
A segurança do MSG tem sido estudado em todo o mundo. Nos Estados Unidos, o FDA (Food and Drug Administration), órgão responsável pela regulamentação de alimentos  naquele país, classifica o MSG como um ingrediente de alimentos seguro, de forma semelhante ao sal, o açúcar, o fermento e o vinagre. Ou seja, considera o MSG como uma substância de uso seguro em alimentos.
No Brasil, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão do Ministério da Saúde responsável pela regulamentação, fiscalização e controle de aditivos e alimentos no país, através da Resolução ANVS / MS n° 386, de 05 de Agosto de 1999, publicada na Seção I do Diário Oficial da União do dia 9 de Agosto de 1999, classifica o realçador de sabor glutamato monossódico como um produto BPF (quantum satis), ou seja, com limite máximo de uso baseado na quantidade suficiente para se obter o efeito desejado no alimento, o que é estabelecido unicamente para aditivos alimentares considerados de uso seguro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário