quinta-feira, 2 de junho de 2011

O alimento "zero" pode ou não pertencer a linha light ou diet!

                                    

Seguindo a linha da postagem anterior, hoje iremos falar sobre os produtos classificados com "zero". O que é um produto "zero"?

Segundo a nutricionista Paula Cristina da Costa, do centro de diabetes da Unifesp que "Os produtos zero não possuem muita diferença quando comparados aos produtos diet, ou seja, há uma isenção em algum dos seus componentes nutricionais, que podem ser açúcar, sal, proteínas ou gorduras". O ideal é sempre dar uma boa olhada no rótulo para descobrir a que redução ele se refere. Muitas vezes, o lançamento de um produto zero pode ser mais jogada comercial do que efetivamente uma inovação. 

Os chamados alimentos zero tanto podem ser diet, quanto light, a diferença está no conceito e não nos ingredientes usados na fabricação. Produtos zero são aqueles destinados aos consumidores que não se identificam nem com o diet, nem com o light. Não há nenhuma diferença na fórmula; o que muda é o público. Por isso, mais uma vez, a dica é jamais esquecer de verificar os rótulos dos produtos antes de comprar. 

                                  

Temos a tendência de achar que quem está de dieta deve optar pelo zero. Porém, a nutricionista alerta: "É muito importante observar que esses produtos podem apresentar mais calorias que os tradicionais, pois podem ser isentos de açúcar, mas apresentar maiores quantidades de gordura, a fim de conferir sabor. Neste caso, os alimentos tornam-se mais calóricos, não sendo recomendados para o controle de peso", diz Paula Cristina da Costa.


Fonte: Unilever; Minha Vida