quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Mirtilo (Blueberry): Chás, culinárias, uso medicinal, entre outras curiosidades a respeito desta!!!!


                                     

Origem e dispersão:
O mirtilo é uma planta nativa da América do Norte, desde o Sul dos Estados Unidos até o Leste do Canadá.

Características e cultivo:
O mirtilo é uma planta arbustiva, o fruto é uma baga que quando maduro adquire a coloração azul arroxeada, de tamanho pequeno, de sabor doce-ácido. Esta planta adapta-se bem ao clima temperado. O mirtilo é uma planta que exige solos com pH ácido. A principal forma de propagação do mirtilo é por meio de estacas lenhosas ou semilenhosas.

                                          
Uso medicinal:

Atua em casos de diarréias graves. Indicado para ação local no alívio de inflamações na boca e catarros. Já foi muito utilizado contra febres. É atribuída à mirtilina a ação antibacteriana. Possui um valor nutritivo indiscutível utilizado em marmeladas, talvez seja esta razão por ajudar a melhorar a visão noturna, devido à presença de vitaminas.
Mirtilo é uma planta que trabalha bem na restauração da pequena circulação e por isto é usada em retinopatia diabética, falta de perfusão renal, pé diabético etc.
Pesquisas recentes mostram que o mirtilo também é eficaz no combate aos radicais livres e ao colesterol ruim no organimos.

                                          

Utilização:
Os frutos podem ser utilizados para consumo “in natura”, sucos, geléias, iogurtes. Informações mais completas podem ser encontradas no Livro “Frutas Exóticas” (Funep, FCAV/Unesp), onde a mais nova promessa de saúde chegou com um nome meio esquisito: mirtilo uma frutinha menor que a uva. Faz bem, principalmente para os olhos. O plantio do mirtilo em Forqueta, perto de Caxias do Sul.
O mirtilo, também conhecido como arando ou uva-do-monte (Vaccinium myrtillus) é um arbusto que pertence à família Ericaceae (família da azálea). As plantas são arbustos de pequeno porte que crescem em sub-bosques de florestas temperadas na Europa. Vive em regiões nas quais o inverno é bastante rigoroso, daí a dificuldade em cultivá-lo no Brasil. Em Portugal vive em regiões nas quais o inverno é rigoroso, porque necessita em média de 500 horas anuais de temperatura entre os 10º e os 12º centígrados, daí a enorme dificuldade em cultivá-lo na maior parte do território, é na zona do médio Vouga, no vale do Rio Vouga que se encontra o local ideal para a produção deste fruto, nos concelhos de Oliveira de Frades, Sever do Vouga, Águeda e Albergaria-a-Velha, sendo Sever do Vouga o que reúne as melhores condições.

                                                                                                                   

Uso culinário:
Na culinária pode ser utilizada em müsli, geléias, marmeladas, vinho e bolos. Seu suco era empregado para tingir finos vinhos tintos.

Nome Científico: Vaccinium asbey Read

Família: Ericaceae

Variedades:
Cultivares como Delite e Powder Blue podem ser cultivados sem maiores problemas.