quarta-feira, 16 de maio de 2012

Descubra tudo sobre a Cenoura!!!


                                   
As cenouras, originalmente, apareciam com cores púrpura, branca e amarela. A cenoura laranja, que é hoje sinônimo de cenoura, foi desenvolvida na Holanda como tributo a Guilherme I de Orange ("orange" = "laranja") durante a guerra holandesa de independência da Espanha, no século XVI.
                                          
A cenoura foi conhecida e apreciada pelos gregos e romanos e é um raiz tuberosa, tipicamente cor de laranja com uma textura lenhosa. 
As cenouras podem ser comidas cruas, inteiras, ou como parte de saladas, ou então cozidas em sopas e refogados. Sendo ainda utilizada para fazer bolo entre outras variações culinárias. A parte folhosa da planta não é comida na maioria das culturas, mas é comestível.
                                   
A cenoura silvestre (Daucus carota) também pertence à família das Apiaceae.
As cenouras são grandes fontes de fibra, possuem poder antioxidante, além de minerais e β-caroteno, onde este é responsável pela coloração alaranjada característica do vegetal, é uma provitamina A (substância que dá origem à vitamina A dentro de um organismo vivo). Ele ajuda o desempenho dos receptores da retina, melhorando a visão, ajudando ainda a manter o bom estado da pele e das mucosas. No ser humano, apenas cem gramas de cenoura são suficientes para suprir as necessidades diárias de vitamina A.
                                    
Nunca se deve descascar uma cenoura, pois a parte mais nutritiva está justamente perto da superfície. Basta lavá-la e raspá-la.
As maiores cenouras do mundo são obtidas tradicionalmente em Ohakune, na Nova Zelândia.