quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o macarrão!!!!


Reza a lenda que o macarrão foi “inventado” na China, de onde foi trazido à Itália por Marco Polo e, daí, espalhou-se pelo mundo e se tornou uma das comidas mais populares e globalizadas de todos os tempos.
           
Mas há registros da existência de uma pasta de cereal e água cozida, que pode ser considerada como um “ancestral” do macarrão, entre assírios e babilônios, que datam de 2.500 a.C. Também há relatos de uma pasta de farinha cozida em água, chamada pultes, que era consumida pelos romanos desde o século VII a.C.
No Talmude, livro das leis do judaísmo do século V a.C., há referências a uma massa chata cozida, usada em cerimônias religiosas, o itriyah. Deste nome vem a palavra árabe itrja, massa seca que podia ser conservada durante as longas travessias pelo deserto. A versão mais aceita pelos historiadores é que esse macarrão, itrja, chegou à região da atual Itália pelas mãos dos árabes, quando estes conquistaram a Sicília, no século 9. A palavra “macaroni” seria derivada do verbo maccari, que, em antigo dialeto siciliano, significa achatar.
                                       
Ainda um pouco antes de Marco Polo voltar à Veneza, trazendo a receita da China, o “macaroni” aparece em um inventário de 1279, de um soldado genovês, que deixava a “cesta de massas” à sua família.
O macarrão de Marco Polo chegou à Veneza em 1295, quando o explorador vêneto voltou de uma estadia de 17 anos na China. Ele pode não ter sido o primeiro a descobrir o prato e a divulgar o seu nome, mas foi a partir de então que os italianos se tornaram os maiores consumidores e difusores do macarrão.
Na Itália, o preparo da comida alcançou seu “estado da arte”. Os italianos inventaram mais de 500 variedades de tipo e formatos, e o termo genérico macarrão ganhou inúmeras especificações: de espaguete à agnolotti, de massa seca (pasta sciuta em italiano) à massa com ovos, passando pela massa de grão duro, ingrediente que passou a ser utilizado na Itália e, hoje, é o favorito dos gourmets para a fabricação da massa, pois permite um cozimento no ponto certo, al dente.
                                       
No Brasil e nos Estados Unidos, também foram os italianos que difundiram o macarrão, com a chegada na América dos imigrantes do país europeu, no século 19.

Variedades



O termo genérico macarrão é usado para designar uma grande variedade de massas salgadas à base de farinha de trigo cozidas em água. Os formatos dados à massa são inúmeros, mas podem ser divididos em dois grupos básicos: MASSAS LONGAS (como o espaguete) e CURTAS (como o fusili).
                                    
O MACARRÃO COMUM é feito com farinha de trigo e água. A massa passa por um processo de secagem, que retira a umidade do produto e permite que seja estocado por um longo período antes do preparo para consumo (cozimento em água).
Com uma farinha de trigo especial, denominada Tipo 1, é feito o MACARRÃO DE SÊMOLA, de cor mais clara que o comum.
No MACARRÃO COM OVOS, além de farinha e água são adicionadas ovos (três unidades para cada quilo de farinha) à massa.
O MACARRÃO DE GRÃO DURO (grano duro) é feito com um trigo especial chamadotrigo durum. O ingrediente garante que, após o cozimento, a massa fique solta sem amolecer demais — é o valorizado macarrão al dente.
Com farinha de trigo integral, misturada ou não à farinha de trigo refinada, é feito o MACARRÃO INTEGRAL, com mais fibras alimentares do que o comum.
                               
O MACARRÃO COLORIDO é feito com o acréscimo de vegetais como beterraba, cenoura ou espinafre, que dão diferentes cores à massa.
Pré-cozido e com um pouco de óleo na massa, o MACARRÃO INSTANTÂNEO pode ser preparado em pouquíssimos minutos, com adição de água fervente.
A MASSA FRESCA é feita com farinha de trigos e ovo e só passa por um processo parcial de secagem.

Fonte: Nestlé