domingo, 23 de setembro de 2012

Hoje é o dia do sorvete!!!! Vamos descobrir algumas curiosidades desta delícia???


                                   

Acredita-se que ele tenha surgido na antiga China há três mil anos, pois os chineses costumavam misturar uma pasta de arroz e leite com gelo, criando algo parecido com a nossa raspadinha. 

Conta-se também que o imperador Romano Nero costumava mandar trazer neve e gelo das montanhas e misturá-los com mel e polpa de frutas. 

                                    

Algo bem interessante é que a geladeira foi inventada recentemente, sendo assim como era conservado o gelo usado na fabricação do sorvete? Pois é! Por incrível que pareça eram feitas barras de gelo misturadas com serragem e guardadas em túneis subterrâneos, onde estes poderiam ser conservados por até cinco meses.

Dizem ainda que o sorvete teve origem no Ocidente diz que ele foi trazido da China pelo explorador italiano Marco Polo. Da Itália, o sorvete teria sido levado para a França e de lá, se espalhado pelo mundo.

                                      

A primeira sorveteria do mundo surgiu em Paris em 1660, enquanto a primeira do Brasil apareceu em 1835, no Rio de Janeiro. Porém quem abriu a primeira sorveteria parisiense foi um italiano chamado Procopio Coltelli e uma curiosidade, foi que Coltelli foi o inventor da máquina de sorvete e mais curioso ainda é que o estabelecimento funciona até hoje na capital francesa.

A banana split e o sundae foram criados nos Estados Unidos e o sundae recebeu esse nome por que era servido aos domingos.

                                    

Sabia que existe um sorvete que não derrete? Pois é, a delícia se chama JELL-O e é produzido pela rede norte-americana Cold Stone Creamery. Ao invés de derreter com o calor, ele vira uma sobremesa parecida com o pudim.

Uma das sorveterias mais famosas do mundo é a Gelateria di Piazza, na Toscana, Itália. Seu criador, o mestre sorveteiro Sergio Dondoli, ganhou duas vezes a Coppa del Mondo della Gelateria – uma espécie de campeonato mundial de sorvetes.

                                     

A sorveteria venezuelana Heladeria Coromoto entrou para o Guiness - Livro dos Recordes como a que serve a maior variedade de sorvetes do mundo, foi fundada pelo imigrante português Manuel da Silva Oliveira, onde são servidos mais de 800 sabores, entre eles os comuns como chocolate, baunilha e morango e mais incomuns como o sorvete de macarrão com queijo.

O sorvete mais caro do mundo era vendido a 25 mil dólares pela sorveteria norte-americana Serendipity 3, de Nova York. A Serendipity 3 acabou sendo fechada por ser, vamos assim dizer, “meio porquinha”. Acredite se quiser, mas a vigilância sanitária encontrou mais 100 baratas vivas, além de urína de rato no local.

                                         

Os maiores consumidores de sorvete são Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Suíça. Os brasileiros por sua vez consomem dez vezes menos sorvetes do que a fria Noruega. O maior produtor mundial são os Estados Unidos, seguidos da China, Canadá, Itália e Austrália.

Um dos picolés mais antigos do Brasil é o Eski-bon, da Nestlé. Ele foi criado em 1942, há praticamente 70 anos atrás. Conta-se que os Chicabon, também da Nestlé, ganhou esse nome às mulatas cariocas chamadas Francisca.

                           
  
Nascida no Rio de Janeiro, a rede de sorveterias brasileira Mil Frutas oferece sorvetes produzidos com frutas tipicamente brasileiras. Lá, você pode encontrar sorvetes de frutas como pitanga, jaboticaba, serigüela, maracujá, sapoti, bacuri, umbu, açaí e cupuaçu.