domingo, 14 de agosto de 2011

Contaminação de açúcar com metais


                                    
Recentemente, a Anvisa recebeu diversos questionamentos sobre denúncia de contaminação de açúcar com fragmentos metálicos. A Anvisa teve conhecimento do problema pela Vigilância Sanitária de Minas Gerais, onde os primeiros casos foram  evidenciados. A presença de fragmentos metálicos é uma irregularidade de interesse sob o aspecto de saúde pública, pois a depender da dimensão e formato desses fragmentos, pode haver lesão no trato gastrointestinal do consumidor . É importante esclarecer que o ferro metálico apresenta baixa biodisponibilidade (capacidade de absorção) e o risco de lesão do consumidor é o aspecto mais relevante.
Além disso, a presença de fragmentos metálicos não é uma situação improvável para determinados tipos de processamento justificando a necessidade de controles no processo que minimizem esse risco. Por isso, a presença desses metais também representa falha no processo produtivo e descumprimento das Boas Práticas de Fabricação.
Diante do exposto, a Anvisa está orientando as vigilâncias sanitárias à intensificar a atividade de fiscalização das unidades beneficiadoras de açúcar, bem como encaminhar informações sobre irregularidades encontradas e medidas adotadas com subsídio para adoção de medidas de abrangência nacional. Quando houver a constatação de irregularidades em produtos de ampla circulação, a Anvisa determinará a interdição cautelar em âmbito nacional.
Fonte: ANVISA